ENFERMAGEM EM LUTA: RESPEITO E RECONHECIMENTO PARA CATEGORIA

Edson Gomes*

Na manhã desta terça-feira (12/05) dia em que se comemora o Dia do Enfermeiro(a) e o bicentenário de Florence Nightingale, houve em diversos pontos da cidade de João Pessoa  atos de protesto realizado por profissionais de enfermagem. 
Foto de manifestante - Hospital de Trauma
Profissional em protesto em frente ao Hospital de Trauma de João Pessoa-PB

Em ato realizado no anel do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, usando roupas preta, jaleco branco e máscaras preta, por volta da 9h da manhã os profissionais de enfermagem exibiam cartazes e placas pedindo 30 horas, Piso Salarial Digno e EPIs adequados.

No mesmo horário em frente à Palácio da Redenção, sede do governo da Paraíba, os profissionais de enfermagem vestidos de preto, jalecos branco e máscaras preta, empunhando cruzes renderam homenagem aos mais de 100 profissionais de enfermagem que morreram pela Covid-19. E lembraram dos mais de 10 mil profissionais de enfermagem que já foram infectados pelo Coronavírus.
Profissional em protesto em frente ao Palácio da Redenção - João Pessoa-PB

Em todos os movimentos reivindicatórios realizados no Brasil no dia de hoje, emanam um recado aos gestores público da necessidade de respeito e reconhecimento a categoria. Melhores salários, jornada de trabalho compatível, repouso digno, melhores condições de trabalho e materiais e equipamentos adequados, foram o que mais foi pedido nos cartazes exibidos. A enfermagem merece respeito e reconhecimento.

Jornalista, Radialista. Licenciado em Historia, Bacharel em Direito, Escritor, Poeta, Auxiliar e Técnico de Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.

Comentários