Em entrevista coletiva na manha desta sexta-feira (26/03) o Instituto Butantan anunciou que pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para início dos testes clínicos em humanos da “Butanvac”, a nova vacina 100% brasileira contra a Convid-19.
Este pedido de autorização referente-se às fases 1 e 2 de testes, o Butantan deve, ainda, sugerir à Anvisa que haja em torno de 1800 voluntários. Caso a vacina seja aprovada para testes de fase 3, outros 9000 indivíduos receberão as doses para estipular sua eficácia.
A vacina Butanvac foi desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com um consórcio internacional, do qual o órgão é o principal produtor. Caso seja aprovada em todos os testes, o laboratório afirma que poderá produzir até 40 milhões de doses do imunizante até o final do ano.
O instituto Butantan conta com expertise de ser o maior produtor mundial da vacina contra o H1N1 e aprimorou suas técnicas de produção em ovo, com alta eficácia e baixo custo. É importante ressaltar que além desta vacina, o Brasil trabalha em pelo menos outros onze possíveis imunizantes em diferentes laboratórios, ainda em estágios anteriores de ensaios clínicos.
Comentários