PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SÃO OS MAIS ATINGIDOS PELOS EFEITOS DA PANDEMIA ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Em todo Brasil, a pandemia vem deixando um rastro funesto de mortes na população em geral, mas quando se trata de profissionais de saúde, a enfermagem foi a que mais foi atingida.
O Portal Observatório da enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen, já registrou cerca de 51 mil casos de profissionais acometidos pela Covid-19. Nesta sexta-feira (26/03) o painel registra 50637 casos.
Os registros de mortes chegaram a aproximados 700 óbitos (697) no Brasil. Na Paraíba, só foram notificado 11 casos (atualizado em 03/12/2020), com destaque para os estado do Amazonas e São Paulo, com os maiores números de casos registrados, 76 (atualizado em 25/03/2020) e 95 (atualizado em 25/03/2021), respectivamente. A enfermagem registra uma taxa de mortalidade de 2,41%.
Esses números podem, ainda, se apresentarem maiores devido à sub notificações e as resposta de atualização do sistema, que é feito pelos Conselhos Regionais de enfermagem (Corens) em cada estado da federação.
A enfermagem em seu conjunto vem atuando na linha de frente dos atendimentos, ficando 24 horas ao lado dos pacientes. Mas ainda não foram reconhecidos, pois baixos salários, carga horaria extensiva, falta de local adequado para alimentação e asseios pessoal, além de outros fatores tem contribuído para uma baixa qualidade de vida dos profissionais e o aumento da incidência de novos casos.
Comentários