Historicamente os profissionais de enfermagem não tem grande aceitação por participar de movimentos sociais e de rua. Mas atualmente é notória a necessidade de um maior engajamento da categoria, isso porque existem diversas demandas tramitando em forma de Projetos de Leis no Senado e na Câmara Federal que atenderiam as reivindicações dos profissionais.
Recentemente é possível ver, embora ainda de forma muito tímida, a participação dos profissionais de enfermagem em atos políticos e tomando posições ideológicas mais ligadas a classe de trabalhadores, graças ao pioneirismo da ABEn e de outros grupos que vem chamando a atenção da categoria para necessidade de um maior engajamento politico e social.
No último dia 29 de maio, diversos profissionais de enfermagem de João Pessoas se fizeram presentes para contestar a atual administração do governo Jair Bolsonaro. Eles se juntaram a outros mais de 16 capitais do país. Esses profissionais levaram consigo reivindicações de aprovação do PL 2465/2020 e 2295/2000, além pedirem vacinação em massa, auxilio de R$ 600,00 e o Fora Bolsonaro.
É importante observar que mesmo esses profissionais já estando vacinados, por fazer parte do grupo prioritário no Programa Nacional de Imunização (PNI), se observa nas imagens o uso da máscara e o apelo as medidas de biossegurança.
Comentários