VANDALISMO DIGITAL: SALA DE CONFERÊNCIA DA ABEN-PB É INVADIDA POR HACKERS

Por Edson Gomes

No dia 20 de maio é comemorado o Dia dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem no Brasil. A data é alusiva ao dia da morte da percussora da enfermagem no Brasil Anna Justina Ferreira Nery, conhecida popularmente como Anna Nery. Para lembra a data, a ABEn-PB, através do Comitê de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e o Coletivo Anna Nery, organizaram o III ENCONTRO PARAIBANO DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, dentro da programação da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem. 

Durante as conferências, os participantes foram surpreendidos com ações de vândalos, na se sabe se a pedido de interessados ou por ato de ultraviolência, que são aleatórios e injustificados. É a violência pelo prazer da violência. Ao contraio de uma ação encomendada por pessoas interessadas, na qual a violência que não precisa ser carregada por raiva ou qualquer outro sentimento e interesse. 

Neste ataque os Hackers tentaram impedir que as atividades continuassem seu curso normal e o evento não se realizasse, no entanto não contavam com a expertise da equipe encarregada da transmissão, que de imediato, solucionaram o problema e o evento continuou com o mesmo brilho do seu inicio. 

Os ataques a Sala Virtual da ABEN-PB nos serve de aprendizado, para que possamos aumentar nosso grau de segurança em nossas transmissões. Eles sempre vão tentar, de algum modo, atingir pessoas e instituições, mas podemos nos proteger se tomamos medidas que os impeçam. 

Para evitar o desprazer de enfrentar urgências em suas salas virtuais, deixamos abaixo algumas orientações de segurança virtual para salas virtuais (aulas on-line). 

Segurança na internet 

1.  Desativar o compartilhamento de tela dos participantes;

2. Configurar a apresentação apenas para participantes autorizados;

3. Desabilitar o acesso rápido (só entra com autorização do moderador);

4. Permitir a entrada no Meet apenas com e-mail conhecidos.

Dicas para administradores

1.    Configurar permissões de convidados e participantes e moderador. Neste caso, recomenda-se que apenas a unidade organizadora do evento tenha permissão para iniciar, gravar ou transmitir reuniões.

2.    Proteger videochamadas: quando a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) está ativada, qualquer pessoa com o número de discagem e o PIN da reunião pode participar da chamada; para proteção, é preciso desativar a telefonia.

3.    Monitorar o desempenho da reunião: para ver análises, incluindo os participantes, usar a ferramenta de qualidade do Google Meet. 

Dicas para mediadores

1.    Impedir que os participantes reutilizem reuniões anteriores: para garantir que eles não entrem novamente em uma reunião já encerrada, usar reuniões com apelidos em vez de iniciar em um evento do Google Agenda; mesmo que o apelido seja reutilizado, os participantes não podem entrar novamente em reuniões com apelido depois que o último participante sair, e o código de 10 dígitos da reunião deixar de funcionar.

2.    Para criar uma reunião com apelido, use um dos seguintes métodos:

3.    Link curto, como g.co/meet/nickname;

4.    Acessar meet.google.com ou os apps Meet para dispositivos móveis e digitar o apelido da reunião no campo “Iniciar ou participar de uma reunião”;

5.    Usar o código do Meet gerado automaticamente pelo Google Sala de Aula. 

Obs.: as orientações aqui exposta não excluiu outras, nem a opinião de especialistas no assunto. 





Edson Gomes
Auxiliar/Técnico de Enfermagem
Especialista em História e Direito Administrativo



Comentários