NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM VÃO ÀS RUAS PELA APROVAÇÃO DO PL 2564/20

Este dia 08 de março foi marcado pelas manifestações em todo Brasil dos profissionais de enfermagem. A enfermagem é uma profissão majoritariamente e historicamente composta por mulheres.

No dia internacional das mulheres, um dia de luta por reconhecimento e dignidade, os profissionais de enfermagem, especialmente as mulheres, fizeram uma manifestação nacional. Pela aprovação da lei que regulamenta o piso salarial nacional e a jornada de trabalho.

O projeto de lei 2564/20 que iniciou sua tramitação no senado e já se encontra na Câmara Federal pronto para ser votado, a depender do Presidente da Câmara colocá-lo em votação. Os profissionais de enfermagem já lutam pela regulamentação da jornada de trabalho há 23 anos e agora intensificam as lutas pela aprovação da regulamentação do piso salarial nacional.

Diante da inércia da Câmara Federal em colocar o projeto em votação, cada vez mais as manifestações vão se intensificar. Várias entidades como a Federação dos Enfermeiros, CNTS, ABEn e outras que compõem o fórum de entidades, continuarão mobilizadas e mobilizando a categoria para aprovação da regulamentação da jornada de trabalho e do piso salarial nacional.

Em João Pessoa e em outras cidades da Paraíba houve manifestações nas ruas e caminhadas, com a presença de deputados, vereadores e representantes das diversas entidades da categoria. Para uma participante "a luta só vai para quando a câmara aprovar as leis que regulamentam os direitos da categoria". conforme temos apurado, a demora em atender as demandas dos profissionais de enfermagem poderá levar a categoria a uma greve nacional, e caso aconteça, será um colapso na saúde, já que categoria representa cerca de 70% da mão de obra dos serviços de saúde e da força de trabalho do SUS.







Edson Gomes
Auxiliar/Técnico de Enfermagem
Especialista em História e Direito Administrativo

Comentários