Você já ouviu falar em Diagnóstico Previdenciário?

Se você é como grande parte das pessoas, talvez essa expressão “diagnóstico previdenciário” ainda seja nova ou confusa para você. Mas nosso papel é te explicar de forma bem simples o que é e sua importância.

 

O Diagnóstico Previdenciário é levantamento de sua vida trabalhada e verificar seus direitos futuros de aposentadoria. É como se você fosse ao médico para saber se está com a saúde em dias, só que neste caso, você procura um advogado (a) para fazer seu diagnóstico previdenciário, que é uma análise detalhada de toda a sua vida de trabalho.

 

Através deste, serão avaliadas suas contribuições ao INSS ou RPPS, os períodos trabalhados, as regras de aposentadoria aplicáveis ao seu caso e quais são as melhores estratégias para garantir uma aposentadoria tranquila em seus vínculos de trabalhos, caso tenha mais de um.

 

Qual é importante? Bem, imagine descobrir que já devia ter se aposentado ou que na hora de se aposentar, faltou tempo de contribuição ou que você poderia ter se aposentado com um benefício maior se tivesse conhecido regras com antecedência. Isso pode causar no beneficiário um sentimento de frustação, certo? Então, com o diagnóstico previdenciário você se previne desse tipo de situação. Ele ajudará você a entender exatamente onde está e o que precisa fazer para garantir que sua aposentadoria seja a melhor possível e assim você possa desfrutar de forma tranquila.

 

Além disso, o diagnóstico previdenciário pode revelar oportunidades para aumentar o valor da sua aposentadoria, corrigir erros de contribuições passadas e até mesmo planejar uma aposentadoria antecipada, se for o seu caso. Portanto, investir em um diagnóstico previdenciário é, na verdade, investir no seu futuro.

 

Com essa análise em mãos, você terá clareza para planejar seu futuro e tomar decisões como maior segurança, sem deixar que surpresas desagradáveis prejudiquem o que você levou anos para conquistar.

 

Então, se você já vislumbra sua aposentadoria e quer garantir que tudo está em ordem para o futuro, considere fazer um diagnóstico previdenciário. Afinal, cuidar do seu futuro é um dos melhores investimentos que você pode fazer! Se tem dúvida em qual o momento certo, consulte um advogado (a) e tire todas as suas dúvidas.

 

Referencia:

 

ARAÚJO, Maura Feliciano de. Manual do Planejamento Previdenciário. 2.ed. São Paulo: Lujur, 2022.

GEROMES, Sergio. Passo a Passo do Cálculo do Benefício Previdenciário. 3.ed.  São Paulo: Lujur, 2022.

 





____________

Autor: Edson Gomes – Bacharel em direito, com foco no direito previdenciário, trabalhista e administrativo.

 

Comentários